Formação

Dado que estamos perante um perfil de consumidor mais informado e mais exigente, tal repercute-se no tipo de produtos e serviços disponíveis, bem como no grau de qualidade e exigência requerido.

A grande maioria das empresas a operar nesta área são pequenas e micro empresas, com profissionais de média escolaridade ou habilitações superiores quer na área do Turismo quer noutras áreas complementares (Silva, 2009**). O peso dos recursos humanos com formação técnica e especializada nas várias áreas ligadas ao Turismo, às Técnicas e Procedimentos de Venda, Gestão e Organização, revela-se bastante razoável. No entanto, o mercado fortemente competitivo exige incrementar as competências para atingir um serviço de qualidade e de excelência que justifique a procura do agente de viagens, consultor especializado em produtos, destinos e técnicas, e a sua remuneração por parte do cliente.

Destaca-se a importância do aprofundamento de conhecimentos particulares de sistemas e processos de gestão, de produtos e serviços e de perfil comportamental. Salienta-se, ainda, a necessidade de desenvolver competências técnicas específicas, mas também competências pessoais e sociais fundamentais em serviços onde a confiança, na relação com o cliente, é um elemento essencial (IQF, 2005).



Manuais de Turismo


 


Como encomendar?


Para encomendar envie um email para geral@ravt.pt indicando a referência do manual desejado, a quantidade e endereço de email para receção dos mesmos, que apenas seguem em formato PDF.
Em 48 horas receberá a confirmação de receção da encomenda solicitando o pagamento por Transferência Bancária (selecionando Transferências Bancárias, interbancárias, digitalizando o NIB da RAVT, a quantia a transferir e confirmar) para RAVT Lda, Banco Millennium NIB 0033 0000 45302545933 05.
Após receção do pagamento e envio de comprovativo bancário para o email geral@ravt.pt, será enviado, por correio electrónico, o manual requerido em formato PDF.